O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está promovendo, em parceria com o Governo do Japão, uma nova edição do desafio Digital X.
Soluções digitais nas áreas de Saúde, Resposta a Crises, Clima, Crescimento Inclusivo e Gênero poderão receber financiamentos de até US $100.000,00 através do concurso.
Para concorrer, as soluções digitais precisam ser comprovadas, ou seja, já terem progredido além da fase de ideia ou conceito, e possíveis de serem replicadas globalmente pelo PNUD e seus parceiros.
Desde seu lançamento, o programa Digital X, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou oportunidades para dez projetos ambiciosos escalarem em termos de impacto e alcance geográfico. Agora, com o financiamento do Governo do Japão, o Digital X aproveitará o êxito para lançar um novo Programa de Parcerias para Ganhos em Escala, que busca soluções digitais comprovadas, possíveis de serem replicadas globalmente pelo PNUD e seus parceiros. Até 31 de maio, participantes de todo o mundo estão convidados a inscrever-se para fazer parte do Catálogo de Soluções Digital X e receber até US $100.000,00 em apoio financeiro.
O programa deste ano baseia-se em dois objetivos de longa data. Desde sua primeira edição, o foco principal do Digital X tem sido identificar inovações digitais comprovadas e escalá-las, com o objetivo de tornar o PNUD mais eficiente e eficaz no cumprimento de seu mandato. O foco secundário é dar ao PNUD e seus parceiros governamentais a capacidade de utilizar amplamente a infinidade de ferramentas digitais “prontas para ganhar escala” a sua disposição e, assim, não perder tempo.
“A primeira edição do Digital X nos ajudou a identificar algumas das razões pelas quais tantas soluções digitais que criamos no PNUD lutam para obter o impacto significativo que desejamos”, explica o especialista em inovação e dimensionamento digital do PNUD, Mike Rios. “No entanto, a experiência também nos deu esperança, porque aprendemos que existem muitas soluções digitais comprovadas, esperando para serem descobertas. O atual desafio Digital X tenta corrigir essa desconexão entre as necessidades digitais que temos e as soluções que já existem.”
Inscrição – No site do desafio estão todos os detalhes completos sobre como participar do Desafio Global Digital X e ser apresentado no Catálogo de Soluções ou ser elegível para financiamento.
Para ser considerada para seleção, a solução digital precisa estar pronta para ganhar escala, ou seja, ter um proprietário de longo prazo, ser sustentável, passar por uma revisão técnica de segurança, ter adquirido escala amplamente com populações-alvo em pelo menos um país, e progredir além da fase de ideia ou conceito. Também é preciso que os inscritos apresentem uma descrição clara do problema e uma proposta de valor única para a solução, comprovem o impacto do projeto e demonstrem o compromisso de “não provocar danos” e incorporar considerações de privacidade de dados.
Todos os organismos da ONU, empresas sociais, organizações sem fins lucrativos e universidades com soluções digitais podem participar. Os candidatos aprovados no processo de verificação serão apresentados em um Catálogo de Soluções Digital X, que será compartilhado com escritórios do PNUD, parceiros governamentais e agências, fundos e programas da ONU em todo o mundo. Um apoio financeiro estará disponível para as equipes selecionadas que implementam soluções digitais, incluindo apoio do Escritório Digital do PNUD, orientação opcional e conexões com a Rede Digital X, em constante expansão.
Áreas temáticas – Em preparação para o desafio deste ano, a equipe do Digital X trabalhou com a Rede de Políticas Globais do PNUD para realizar uma varredura sistemática das necessidades digitais em nível nacional. Elas foram sintetizadas em uma série de Desafios Globais Digitais X, que incluem as áreas temáticas de Saúde, Resposta a Crises, Clima, Crescimento Inclusivo e Gênero.
Os vencedores da primeira edição do Digital X alcançaram grande impacto. O grupo selecionado no ano passado apresentou um projeto conjunto entre o PNUD Uganda e a gigante africana de comércio eletrônico Jumia, para conectar fornecedores do mercado informal com clientes online. Apenas algumas semanas após o lançamento do projeto em cinco mercados em Kampala, capital de Uganda, mais dois empreendimentos comerciais estavam ansiosos para aderirem à iniciativa. O Digital X também ajudou uma plataforma de correspondência de empregos financiada pelo PNUD em Bangladesh a operar na Somália, onde 35% dos jovens entre 20 e 25 anos procuram trabalho.
Tags: Concurso, ONU, PNUD, Soluções